Transformação digital só acontece com mudança cultural

NRF 2018 discute importância das pessoas para que as empresas consigam mudar seus modelos de negócios para competir no mundo conectado

A transformação digital depende menos de tecnologia do que de pessoas. Essa foi uma das principais conclusões da NRF Big Show, o principal evento de varejo do mundo, que aconteceu na semana passada em Nova York. “Se os colaboradores não estiverem engajados na transformação digital e se a empresa não estiver organizada para viabilizar esse engajamento, não vai funcionar”, afirma Alberto Serrentino, sócio da consultoria Varese Retail e palestrante do evento. Serrentino participou, ao lado de Matteo Molon (diretor do Calzedonia Group) e de Flavio Dias (head de inovação digital da Via Varejo), de um painel que discutiu justamente a importância das pessoas no processo de transformação digital.

“É preciso mudar as habilidades das pessoas para permitir essa mudança”, afirma Serrentino. Para ter sucesso no novo cenário do varejo, as empresas precisam ser velozes para inovar, o que só se consegue por meio de colaboração. “Sozinho ninguém é capaz de cobrir todas as possibilidades. Por isso, o varejo brasileiro precisa se abrir para o novo, inclusive aprendendo a compartilhar informação com parceiros”, comenta o especialista.

Na Via Varejo, maior varejista de eletroeletrônicos do Brasil, a transformação digital só aconteceu com o apoio do topo da empresa. “Tudo começa com a vontade da diretoria em fazer acontecer. Sem isso, a transformação não anda”, afirma Flavio Dias. “Depois de envolver o topo e disseminar o discurso de mudança para toda a empresa, é preciso treinar as equipes, definir processos e políticas de remuneração que apoiem a transformação”, reflete, levando em conta o roadmap traçado na própria companhia. Matteo Molon, da Intimíssimi, ressalta a importância da simplicidade para que a transformação aconteça. “Crie procedimentos básicos, simples, para não perder clientes devido ao turnover. Com simplicidade, é possível acelerar a mudança de cultura”, completa.

Sobre autor Veja todos os artigos

Cris Lacerda

Sócia da Évolus Educação Digital, startup especializada em capacitação online para profissionais de varejo de um jeito prático, atual e acessível. Sócia da Évolus Educação Digital, startup especializada em capacitação online para profissionais de varejo de um jeito prático, atual e acessível.