Tecnologias emergentes que revolucionarão o varejo

A próxima década terá mais uma onda tecnológica que poderá reinventar os processos

Entre as diversas ações que podem aumentar a produtividade, ampliar a experiência do consumidor e reduzir as perdas, o investimento em novas tecnologias que chegam ao mercado pode ser a solução para o supermercadista, uma vez que muitas delas estão prontas para otimizar ainda mais os serviços de uma maneira geral.

Muitas inovações já ajudam varejistas de todo o mundo na operação das lojas. Apesar disso, várias delas ainda não conseguiram deslanchar no Brasil – seja pelo alto custo ou simplesmente pela falta de conhecimento sobre os benefícios em questão.

No Brasil, espera-se que algumas dessas tendências ganhem força nos próximos anos, isso porque algumas startups usam tais tecnologias consideradas emergentes por aqui, como por exemplo, a inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, big data e analytics.

O Brasil está preparado? 

Segundo o levantamento da Liga Ventures, aceleradora corporativa, o País está se preparando para a adoção dessas novas tecnologias. O Estudo, denominado Liga Insights Emerging Technologie, aponta que, atualmente, 193 startups brasileiras trabalham com algumas dessas tecnologias emergentes.

As regiões que mais estão desenvolvem empresas ligadas a essas tecnologias são: São Paulo (concentrando 48% dessas startups), Minas Gerais (14%) e Santa Catarina (10%).

Veja quais tecnologias estão em alta em startups e prontas para ganhar o varejo:

Inteligência artificial (AI), Machine Learning, Deep Learning e Chatbots

A missão é ajudar as empresas a identificar e processar padrões, imagens, além do reconhecimento de fala, movimentos, linguagens, conversas, entre outros.

Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR)

Essas tecnologias de realidade aumentada e virtual podem desenvolver soluções e equipamentos que permitem interatividades entre o mundo virtual e real, por meio de tecnologias de projeções.

Big Data e Analytics

Com plataformas e soluções, a tecnologia de Big Data e leitura de dados ajudará as companhias a reunirem, organizarem e estruturarem grande volume de dados. A consequência disso é a possibilidade de tomar decisões mais assertivas em muito menos tempo.

Cleantechs e Smart Cities

As Cleantechs são startups com produtos e serviços desenvolvidos com o objetivo de melhorar a produtividade, desempenho, operação e eficiência, enquanto reduzem custos, facilitam processos e diminuem desperdícios – tudo isso de forma sustentável.

Drones e VANTs

Sistemas que usam Drones e VANTs para mapeamento, fabricação de equipamentos, inteligência espacial ou de educação na área, são uma das tendências do mercado.

Internet das Coisas (IoT)

Trata-se da inovação que conecta objetos para conversar entre si, sem a interferência humana. As soluções com conectividade de objetos com a internet, cuja tecnologia embarcada coleta e transmite dados, é atualmente a preferida das startups brasileiras.

 

Fonte: APAS

            

Sobre autor Veja todos os artigos

Cris Lacerda

Sócia da Évolus Educação Digital, startup especializada em capacitação online para profissionais de varejo de um jeito prático, atual e acessível. Sócia da Évolus Educação Digital, startup especializada em capacitação online para profissionais de varejo de um jeito prático, atual e acessível.