Liderança: conceito simples destaca a importância do propósito na empresa

Conheça a teoria do “Círculo Dourado” e inspire os colaboradores em sua empresa

Quem lidera a equipe de uma empresa, principalmente, quando leva em consideração a gestão de um supermercado, sabe que o grande número de funcionários, a pressão por resultados e a responsabilidade com clientes geram desafios cotidianos. Neste contexto, a rotina de trabalho, por vezes, se torna repetitiva e desmotiva as pessoas. Nosso blog traz hoje um conceito simples que pode resgatar todo o espírito de uma liderança engajada.

O autor do bestseller “Por quê? Como Grandes Líderes Inspiram Ação”, Simon Sinek, diz ter descoberto a “ideia mais simples do mundo” para uma liderança mais eficaz. Trata-se do Golden Circle, ou Círculo Dourado, que usa como referência grandes líderes e organizações influentes.

De acordo com Simon, escritor e consultor de Gestão e Liderança norte-americano, o objetivo da teoria é aliar a ação ao propósito, a partir de um padrão seguido por grandes líderes da história, como Martin Luther King Jr, ou mesmo uma das companhias mais valiosas do mundo – a Apple -, para inspirar as pessoas a realizarem uma ação. Todavia, isso só acontece quando as pessoas encontram a motivação certa para fazer algo.

Veja como Simon Sinek explica a teoria:

Propósito: Pense Diferente

Simon usa como exemplo a Apple. O especialista explica que a empresa, uma das mais valiosas do mundo, usa a crença em desafiar o lugar comum por meio da criação de produtos bem projetados, práticos e inteligentes. Ou seja, é muito mais do que uma fábrica de computadores e tecnologia, mas também uma empresa que vende um conceito – uma nova ideia. Isso é refletido em seu slogan: Think Different (Pense diferente).

“O objetivo não é fazer negócios com todo mundo que precisa do que você tem, e, sim, fazer negócios com pessoas que acreditam no que você acredita”, conta em sua Ted Talk.

Martin Luther King Jr: Por quê?

O líder do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos, nos anos 50, Martin Luther King Jr, é outro exemplo que alia um propósito à mensagem. Todo o discurso de Martin reflete a importância de um “por quê?” em suas ações.

Segundo Sinek, o ícone abordava o problema do racismo com foco em seus propósitos pessoais.

“E, a propósito, ele fez o discurso ‘Eu tenho um sonho‘, e não ‘Eu tenho um plano’”, diz Simon.

O consultor, porém, não defende que um plano seja menos importante, porém, ressalta o sonho engajará outras pessoas no seu projeto ou mesmo no seu produto. Daí vem à importância do Círculo Dourado.

Círculo Dourado

A ferramenta criada por Simon é simples: trata-se de três círculos, um dentro do outro. O maior significa “o que” você faz (quais são seus produtos e serviços ou sua função individual). O do meio é “como” você faz tal coisa (sua proposta de valor ou diferencial, por exemplo). Por último, e mais importante, o círculo central é o “por que” você faz aquilo.

O “por que” poderia ser facilmente respondido pela conquista de lucros, porém, Sinek revela que essa resposta não serve, pois isso é um resultado, uma consequência. “Quero dizer: qual é seu propósito? Qual é a causa? Qual é a sua crença? Por que sua organização existe? Por que você sai da cama de manhã? E por que alguém deveria se importar?”

Simon revela que esse deve ser o primeiro passo de toda a organização. Para ele, é fundamental que o líder acredite no seu emprego ou na organização com que se envolve. Quando esse gestor trabalha em um lugar em que acredita, não trabalha só pelo salário, sendo motivado também por um alinhamento de valores. A diferença aparece na performance e no engajamento dos seguidores.

Segundo Simon: “Há líderes e há aqueles que lideram. Os líderes têm uma posição de poder ou autoridade. Mas aqueles que lideram nos inspiram. Sejam indivíduos ou organizações, nós seguimos aqueles que lideram, não porque temos de seguir, mas porque queremos seguir. (…) E esses que começam com “por que” possuem a habilidade de inspirar aqueles a sua volta ou encontrar aqueles que os inspiram.”

 

Fonte: APAS

Sobre autor Veja todos os artigos

Cris Lacerda

Sócia da Évolus Educação Digital, startup especializada em capacitação online para profissionais de varejo de um jeito prático, atual e acessível. Sócia da Évolus Educação Digital, startup especializada em capacitação online para profissionais de varejo de um jeito prático, atual e acessível.