5 dicas para acelerar o aprendizado de sua equipe com treinamento online

ensino mobile

A plataforma de educação digital, com oferta de cursos online, é uma ferramenta cada vez mais importante para a preparação das equipes. No varejo, em que a rotatividade dos colaboradores é elevada e o custo para capacitação também é alto (especialmente por causa da distância entre as lojas), um número cada vez maior de empresas tem investido em novos modelos de treinamentos online. Assim, conseguem atualizar suas equipes, para que  possam atender às expectativas de consumidores mais exigentes.

Se sua empresa ainda não usa uma plataforma de educação digital para capacitar suas equipes e nem investe em treinamentos online, está ficando para trás.

Nos Estados Unidos, um estudo realizado pela Axonify e pela Ipsos mostra que 47% das equipes recebem treinamentos corporativos online ou híbridos (misturando o formato digital e o presencial), enquanto somente 15% tem apenas treinamentos presenciais. Isso significa que os cursos a distância não são uma tendência, e sim a realidade. Se sua empresa ainda não usa uma plataforma de educação digital para capacitar suas equipes, está ficando para trás.

O mesmo estudo mostra também que apenas 35% dos colaboradores do varejo acreditam que seus treinamentos atuais são “extremamente ou muito eficientes”.

Entre as principais causas dessa falta de eficiência dos cursos estão:

– treinamentos com uma dinâmica pouco interessante e/ou que não engaja o público;

– poucos treinamentos, com muito espaçamento entre eles;

– muita informação de uma vez, fazendo com que seja mais difícil absorver o conteúdo;

– falta de tempo de participar de todas as aulas e receber todo o conteúdo.

Ou seja: existe espaço para melhorar, basta dar atenção a alguns pontos.

Veja quais são os cinco atributos mais desejados pelos colaboradores que participam de treinamentos

Os cinco atributos mais desejados pelos colaboradores que participam de treinamentos para varejo em plataforma de educação digital são os seguintes:

1 – Cursos fáceis de entender e de completar: o modelo tradicional de ensino, com grande volume de informação transmitida de uma vez para o aluno, não é mais eficiente. Afinal, as pessoas, bombardeadas por estímulos, passam pouco tempo focadas em uma única ação. O público é multitarefa e, por isso, é preciso entregar o conteúdo em pílulas rápidas, fáceis de absorver.

2 – Cursos personalizados e relevantes: não adianta ensinar algo que não seja percebido como relevante. Em um mundo em que as pessoas estão acostumadas a receber informação de acordo com seus interesses, o ensino corporativo deve entregar conteúdos personalizados para cada aluno.

3 – Cursos divertidos e que engajem o aluno: o tempo de atenção de cada aluno é pequeno. Por isso, é preciso oferecer não somente cursos relevantes e personalizados, mas entregá-los de uma forma divertida e que estimule a interação. Quanto mais o conteúdo puder ser vivenciado pelo aluno, melhor. É o chamado Edutainment, metodologia que une as palavras education (educação) + entertainment (entretenimento).

4 – Cursos que tragam o conhecimento que eu preciso: o público é imediatista. Um conhecimento genérico ou que não seja percebido como importante naquele momento receberá, naturalmente, menos atenção. Para aumentar a efetividade dos treinamentos, é preciso apresentar para cada colaborador o conteúdo que ele precisa. Nada mais, nada menos.

5 – Cursos que possam ser aplicados ao dia a dia do trabalho: a prática sedimenta o conhecimento teórico adquirido. Por isso, é essencial que os cursos oferecidos ao colaborador possam ser aplicados o mais rapidamente possível no ambiente de trabalho. Ao aplicar na prática o que acabou de ver na teoria e perceber os bons resultados obtidos, o colaborador percebe a relevância do conteúdo, se engaja ainda mais e cria uma espiral positiva. Tudo isso gera resultados cada vez melhores.

Para aproveitar bem esses atributos mais desejados pelos colaboradores, procure contar com uma plataforma de conhecimento que contemple os seguintes pontos:

Tecnologia: cursos 100% mobile e online, permitindo que o aluno aprenda de qualquer lugar, a qualquer hora, com baixo consumo de dados e acesso mesmo em locais onde não há sinal de internet;

Interatividade: é essencial que os cursos estimulem a troca de ideias, conhecimento e experiências. Para isso, ferramentas como fóruns e grupos de discussão são imprescindíveis para acelerar o aprendizado de toda a equipe;

Conteúdo: cursos personalizados, com acesso exclusivo para seus colaboradores e conteúdo complementar em áudio e vídeo, para que a trilha de aprendizado de sua equipe tenha aplicação total ao dia a dia do negócio;

Metodologia: é preciso estimular o protagonismo, a curiosidade e a empatia do aluno. Vídeos curtos, com conteúdo estruturado e recursos audiovisuais, faz com que as aulas sejam leves e fáceis de serem assimiladas.

Conheça nossas soluções em EAD. Solicite uma demonstração e veja como usar treinamentos online e plataforma de educação digital para aumentar a produtividade de seus colaboradores!

Conheça nossos cursos prontos, acompanhe nossas novidades e conheça mais sobre treinamentos para varejo!

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Évolus Educação Digital