Walmart investe em treinamento para mudar cultura e se transformar

Walmart acelera implementação de tecnologia, mas diz que só vencerá com as pessoas no centro do negócio

 

O Walmart foi, por muitos anos, o grande vilão do varejo americano, com baixos salários e pressão constante dos sindicatos. Nos últimos anos, porém, isso mudou. Ao mesmo tempo, a companhia investia pesadamente em automação para reduzir seus custos, comprava dezenas de startups e empresas de e-commerce e avançava muito rápido em uma agenda de unir online e off-line em uma única operação.

“Empregamos 2,3 milhões de pessoas e nosso compromisso com o treinamento delas mostra que esse continua a ser um negócio formado por gente”, disse Doug McMillon, CEO do Walmart, em um dos principais painéis da NRF Big Show, na semana passada em Nova York. “Queremos que nossos colaboradores percebam que há grandes oportunidades para elas conosco”, afirmou.

O Walmart vem implementando, nos últimos dois anos, um programa de educação corporativa com salas de aula em mais de 200 lojas e acesso aos colaboradores também por meio de ferramentas online. Assim, a empresa promove a transformação de sua cultura. “Investir em pessoas é uma ótima estratégia, pois os clientes querem saber mais sobre as empresas de quem compram, e por isso precisamos ser transparentes. Uma transparência que começa com nossos associados”, contou McMillon.

Essa transparência passa por eliminar os “silos de informação”, integrando conhecimento e unificando informações para gerar velocidade e eficiência. “Só dessa forma podemos ter, nessa era de varejo integrado, o foco nos consumidores, que era algo muito forte nos tempos do Sam Walton (fundador da empresa). Para ele, se você tem a preferência dos clientes e trata bem os associados, tudo dá certo. Essa filosofia está mais viva do que nunca”, disse.

Sobre autor Veja todos os artigos

Cris Lacerda

Sócia da Évolus Educação Digital, startup especializada em capacitação online para profissionais de varejo de um jeito prático, atual e acessível. Sócia da Évolus Educação Digital, startup especializada em capacitação online para profissionais de varejo de um jeito prático, atual e acessível.