Prevenção de perdas: se você não tem uma estratégia, está perdendo dinheiro

funcionária do depósito olha para cima

Sua empresa pode estar jogando fora um faturamento equivalente ao lucro de um ano inteiro. A prevenção de perdas ajuda a diminuir esse desperdício

 

O varejo perde muito dinheiro com o que chamamos de “perda”. Em todo o mundo, as empresas perdem US$ 99,56 bilhões por ano por causa de furtos, roubos, fraudes, rupturas e quebras operacionais, sendo que os roubos e o crime organizado respondem por apenas um terço desse valor. Mesmo assim, segundo o mesmo estudo, o investimento dos varejistas em prevenção de perdas representa menos de 2% do faturamento.

 

No Brasil, a segunda edição da Pesquisa Perdas no Varejo, realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o portal Prevenir Perdas, mostra que em 2017 a perda média do varejo representou 1,32% das vendas líquidas. O destaque foram os supermercados, com um índice de perdas de 1,97%. Ainda que abaixo dos 2,26% do ano anterior, o número é muito significativo, já que o lucro líquido das empresas está em um patamar próximo ao das perdas. Em outras palavras, se não houvessem as perdas, o lucro do varejo duplicaria.

 

gráfico estudo prevenção de perdas

 

Reduzir as perdas gera um aumento direto nos lucros das empresas de varejo. Confira o vídeo teaser e saiba todos os detalhes para solucionar esse problema!

 

A queda no índice de perdas tem acontecido porque o varejo entendeu que essa é uma questão estratégica – mas ainda falta avançar e muito. Nas grandes empresas, a Diretoria Executiva percebeu que um programa de prevenção de perdas aumenta a rentabilidade muito rapidamente. Isso permite que as empresas tenham recursos para investir em tecnologia, no atendimento ao cliente e em uma melhor experiência ao consumidor. Em muitos casos, investir em prevenção de perdas tem evitado até mesmo cortes de pessoal, já que as empresas melhoram sua saúde financeira e sua condição de competir no mercado.

 

Como realizar um trabalho eficiente de prevenção de perdas?

 

Vários pontos devem ser levados em conta para desenvolver uma estratégia eficiente de prevenção de perdas nas empresas. É preciso encarar o problema de frente, em vez de ignorá-lo ou achar que ele é de pouca importância. Por isso, o varejo precisa considerar 5 pontos para um bom trabalho de prevenção:

 

1 – Tenha o envolvimento da direção da empresa: a prevenção de perdas é parte da espinha dorsal de uma empresa de varejo. Nos Estados Unidos, com frequência as ações nesse sentido são reportadas diretamente à diretoria. No Brasil, apenas 30% das empresas atuam dessa forma. Sem o engajamento dos diretores, a prevenção de perdas não se torna prioridade na empresa.

2 – Dissemine a cultura para todos os colaboradores: se os colaboradores da empresa fizerem o trabalho de forma correta, eles ajudarão a empresa a ter melhores resultados. Com melhores resultados, a empresa cresce, gera mais empregos e abre novas oportunidades para as pessoas crescerem. Essa é uma excelente forma de disseminar a cultura de prevenção de perdas para toda a equipe.

3 – Crie um comitê de prevenção de perdas: quem tem um comitê multidepartamental gera resultados mais rapidamente. Esse comitê tem uma periodicidade de reuniões (normalmente mensal) e cada representante analisa como seu departamento gera perdas. Além disso, verifica como é possível implementar ações de melhorias. Esse comitê também é alimentado por um trabalho de identificação de quais as lojas e as ações mais críticas para reduzir as perdas da empresa.

4 – Gestão no dia a dia: aproveite as reuniões de início de dia para colocar esse item na pauta e trabalhar a prevenção de perdas como prioridade estratégica. Fale sempre do tema e controle diariamente os números, para que o assunto esteja sempre na cabeça da equipe.

5 – Programa “SOS Perdas”: dê mais foco às lojas que apresentam resultados piores. Faça um monitoramento mais próximo, com um checklist específico de ações, até que os resultados melhorem.

 

Quer saber mais sobre prevenção de perdas no varejo?

A Évolus Educação Digital acaba de lançar o curso online Como Prevenir Perdas, que oferece a base para uma gestão estratégica da prevenção de perdas no varejo. Ministrado por Carlos Eduardo Santos, executivo com mais de 20 anos de experiência no assunto, apresenta sete aulas que explicam:

– o que são perdas e por que é tão importante preveni-las;

– quais são os vários tipos de perdas no varejo;

– quais os principais indicadores de perdas e como calcular;

– a importância da gestão de estoques para a prevenção de perdas;

– o que é ruptura e como evitá-la;

– como evitar quebras operacionais;

– como implementar um plano estratégico de prevenção de perdas.

Não perca esse curso! Confira o vídeo teaser e saiba todos os detalhes sobre as aulas!

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Évolus Educação Digital