O caminho da tecnologia é estar mais próxima do ser humano

Tão importante quanto conhecer as tecnologias mais relevantes é testar, experimentar e aprender com os erros

 

A feira que compõe a NRF sempre apresenta novidades tecnológicas e exemplos práticos da aplicação de ferramentas no varejo. Neste ano, um dos grandes destaques foi o uso de assistentes de voz, ao lado de Inteligência Artificial, Realidade Virtual e chatbots. Já o congresso trouxe uma grande pergunta que complementa o uso desses recursos: como aproximar a tecnologia do ser humano?

A grande conclusão é que não existe uma resposta única. É preciso incorporar o espírito das startups, testando soluções rapidamente, errando e aprendendo com esses erros. “Execute com excelência e velocidade para avançar rápido”, recomenda Grasiela Tesser, gerente comercial da NL Informática e uma das coordenadoras do programa de visitas técnicas à feira da NRF pela delegação BTR-Varese. “As empresas precisam deixar de ser orientadas a produto para se orientar a serviços. Para isso é preciso trazer pessoas boas, capazes de fazer essa transformação, e treinar os colaboradores para que acompanhem as mudanças”, comenta Mariano Gomide, co-CEO da VTEX. “Nesse caminho, não adianta adotar tecnologia sem transformar processos”, comenta Nicolas Simone, CIO do Grupo Boticário. “Uma transformação cultural é necessária para que isso aconteça, muitas vezes acompanhada por mudanças na própria estrutura da organização. Temos trilhado essa linha e é um caminho que envolve o desconhecido e seus riscos. Por isso é tão importante implementar as mudanças em pequenos passos, mas passos rápidos, para que os resultados sejam percebidos logo”, completa o executivo.

Sobre autor Veja todos os artigos

Cris Lacerda

Sócia da Évolus Educação Digital, startup especializada em capacitação online para profissionais de varejo de um jeito prático, atual e acessível. Sócia da Évolus Educação Digital, startup especializada em capacitação online para profissionais de varejo de um jeito prático, atual e acessível.