“Mudança nunca é fácil, porque ninguém gosta de mudar”

Executiva da General Electric mostra que, em tempos voláteis como os atuais, é preciso estar comprometido com o desenvolvimento das equipes

 

“Volatilidade é o novo normal. A mudança ocorre constantemente e é preciso abraçar as transformações, em vez de rejeitá-las”. Beth Comstock, executiva da General Electric, falou na NRF Big Show sobre o papel das pessoas em um mundo em que a necessidade de inovação é constante. Para ela, se as transformações são constantes e fazem parte do dia a dia do varejo, as empresas precisam se comprometer com as pessoas e com o desenvolvimento de projetos. “A digitalização do mundo nos desafia constantemente, pois essa nossa conexão 24/7 muda os relacionamentos entre as pessoas e o envolvimento delas com as marcas”, afirmou. Para lidar com as mudanças, é preciso tentar muitos caminhos ao mesmo tempo. E, simplesmente, não é possível fazer isso sozinho. “A empresa precisa se abrir para o mundo e as equipes de projetos precisam ser formadas por pessoas com diferentes perspectivas, para que do choque de ideias surjam as soluções que farão a diferença”, disse Beth. Uma cultura de constante aprendizado, com testes e experimentações contínuas, que não puna os erros e estimule a inovação. “Você precisa liberar as pessoas na empresa para inovar. Para isso, se comunique com os clientes, com os fornecedores e com quem você puder no mercado. A troca de ideias é que trará o novo”, comentou.

Mas como motivar as equipes a abraçar o novo? “Nunca vi uma equipe que gostasse de mudança”, admitiu Beth. “Ninguém gosta de mudar, essa é a verdade. Por isso, você precisa trabalhar duro para alinhar informações e conhecimento”, afirmou. Uma cultura de testes e aprendizados recorrentes, com curtos projetos incrementais em vez de um grande projeto, é uma forma de colocar menos pressão nas pessoas. Pequenos passos podem ser desfeitos mais rapidamente e, assim, é possível errar sem prejudicar o negócio como um todo.

Sobre autor Veja todos os artigos

Cris Lacerda

Sócia da Évolus Educação Digital, startup especializada em capacitação online para profissionais de varejo de um jeito prático, atual e acessível. Sócia da Évolus Educação Digital, startup especializada em capacitação online para profissionais de varejo de um jeito prático, atual e acessível.