Como contratar as pessoas certas para sua loja?

funcionária atende cliente na loja

O varejo é o setor que mais gera empregos no mundo. No Brasil, 22,3% dos trabalhadores formais atuam no comércio, que é o maior empregador privado do País. Com a gradual retomada do consumo, redes de supermercados, eletroeletrônicos, vestuário e drogarias precisam de cada vez mais gente especializada. Um dos grandes desafios do varejo é a contratação de pessoal. Os processos de treinamento empresarial e educação corporativa se tornam mais simples se as pessoas corretas são contratadas. Por isso, trazer as pessoas certas é o primeiro passo para desenvolver uma operação de excelência.

A realidade do varejo, porém, ainda é bem diferente: estudo realizado pelo Ministério do Trabalho mostra que, em uma escala de 0 a 10, o varejo tem um índice de rotatividade de 6,17. A média nacional é de 3,79. As longas horas de trabalho e os desafios de lidar com clientes justificam esse resultado, mas geram um efeito colateral: a necessidade constante de treinamento do profissional que entra na empresa. Isso gera um imenso custo adicional e dificulta um relacionamento mais profundo com os clientes, que a cada visita são atendidos por pessoas diferentes.

A consequência da alta rotatividade é a redução da confiança dos consumidores na equipe das lojas. Com frequência, o cliente sabe mais sobre o produto, o serviço e a marca do que a pessoa que o está atendendo. Nos Estados Unidos, 71% dos consumidores acreditam que a equipe de vendas não resolve suas necessidades de compra. Isso leva a uma profunda insatisfação com as marcas e a uma menor fidelidade.

 

Para conquistar o cliente, é preciso contar com as pessoas certas!

 

A Évolus lançará em breve o curso “Como contratar as pessoas certas para sua loja”, com 7 aulas que trazem técnicas que fazem toda a diferença na hora de contratar. O curso apresenta temas como as etapas do processo seletivo, as formas de contratação, recrutamento e seleção e como promover diversidade.

Confira o vídeo teaser aqui.


Empresas de sucesso contam com as pessoas certas, que acreditam na causa da empresa e têm um perfil bem definido. Esses profissionais têm a ambição de querer melhorar sempre, mas trabalham em equipe para que o cliente esteja em primeiro lugar. São dinâmicos, divertidos e “duros na queda”, têm humildade e autodisciplina. Também gostam do desafio constante de entender o cliente e ajustar seu discurso a ele. Isso porque compreendem que cada consumidor é único e tratam cada pessoa de forma individual. O varejo não é para quem gosta de rotina.

Ninguém gosta de ser tratado como um número. Nem clientes, nem colaboradores. Lembre-se que, antes mesmo do consumidor, a equipe da sua loja precisa “comprar a ideia” de sua marca, seus valores e propósito. Se você não construir uma equipe vencedora, não alcançará resultados. E isso começa ao contratar direito as pessoas certas.

 

Conheça nossa plataforma de educação digital e como ela pode ajudar a treinar suas equipes. Solicite uma demonstração e veja como usar treinamentos online para capacitar suas equipes!

Siga-nos no Facebook, acompanhe nossas novidades e conheça mais sobre treinamentos para varejo!

Sobre autor Veja todos os artigos

Cris Lacerda

Sócia da Évolus Educação Digital, startup especializada em capacitação online para profissionais de varejo de um jeito prático, atual e acessível. Sócia da Évolus Educação Digital, startup especializada em capacitação online para profissionais de varejo de um jeito prático, atual e acessível.