Os 8 pilares para desenvolver uma cultura digital do seu negócio

pessoas e cultura digital

A criação de uma cultura digital deveria ser tratada como prioridade absoluta nas empresas. O problema é que muita gente não sabe por onde começar

 

A frase de Peter Drucker é famosa: “a cultura come a estratégia de uma empresa no café da manhã”. E, como nos anos 50, quando foi criada, ela continua sendo muito verdadeira. Isso significa que, sem um trabalho de desenvolvimento de uma cultura digital, qualquer iniciativa de fazer parte dessa nova era, por melhor que seja, corre um grande risco de fracassar.

Mais do que investir na contratação de uma agência de marketing digital, em estar nas redes sociais, lançar um aplicativo e outras ações online e também mobile, as empresas precisam trazer para o DNA corporativo a verdadeira cultura digital.

No livro “Competindo pelo Futuro”, C.K.Prahalad fala sobre o conceito de competências: um conjunto de habilidades e tecnologias que permite que uma empresa ofereça um benefício aos clientes. Uma competência, para Prahalad, aumenta o valor percebido pelo cliente, gera diferenciação e aumenta o potencial de crescimento da empresa.

É por essa razão que a cultura digital deveria ser tratada como uma competência fundamental para quem deseja prosperar nos negócios do futuro (e um futuro muito próximo, que bate a porta).

Implemente rapidamente uma cultura digital em sua empresa!

O novo curso da Évolus, “Como implementar uma cultura digital no seu negócio”, revela como transformar a cultura corporativa com base na adoção de oito crenças que norteiam o novo comportamento digital da sociedade. Confira o vídeo teaser e saiba todos os detalhes sobre as aulas!

 

Como desenvolver uma cultura digital?

Não adianta ter hábitos e um estilo de vida analógico e tentar adotar um discurso de transformação digital, pois isso fará com que a mudança fique apenas no papel. Na prática, uma cultura digital começa a ser formada com a revisão dos valores da empresa. Nessa revisão, é importante avaliar oito pilares que são essenciais para criar a transformação:

 

1 – Mobilidade

Segundo o Google, as pessoas acessam seus celulares 150 vezes por dia. Não é exagero dizer que os telefones são uma extensão de nós mesmos: nossa identidade digital é construída diariamente nessas microinterações. Na China, as plataformas de pagamentos móveis movimentaram US$ 15,4 trilhões no ano passado, segundo o QuestMobile: esse é um valor 70 vezes maior que nos Estados Unidos.

Segundo o eMarketer, o m-commerce representou em 2017 o equivalente a 6% de todo o varejo global. Além disso, a mobilidade influencia cada vez mais as vendas nas lojas físicas: 56% das compras nos PDVs são influenciadas por canais digitais e 2/3 dessa influência acontecem pelo celular. Usamos o telefone para conferir endereços, horários de funcionamento, preços, para conferir opções, saber a opinião de outros clientes sobre aquele lugar… A decisão de compra dos clientes passa pela mobilidade.

 

2 – Visão periférica

Olhar não só a árvore, mas também a floresta inteira, é essencial para a criação de uma cultura digital na empresa. Vivemos hoje em um mundo mais complexo, volátil, incerto e veloz do que no passado e, por isso, ninguém tem mais respostas definitivas para os problemas. Por isso, é preciso analisar todo o cenário e estar atento às ameaças e oportunidades que vêm de outros segmentos de mercado e de empresas pequenas. Vale lembrar que a Blockbuster não foi derrotada por outra videolocadora, e sim por uma empresa que mudou as regras do jogo. Será que não existe uma Netflix ameaçando seu negócio?

 

3 – Centricidade do consumidor

No passado, as decisões de negócios eram tomadas com base na própria empresa. Produtos eram “empurrados” para os clientes e estratégias eram definidas segundo o timing do mundo corporativo. Hoje isso não é mais assim. O crescimento da competitividade no mercado e o maior conhecimento dos consumidores fizeram com que a balança de poder mudasse para os clientes. As decisões precisam ser tomadas com base no que é melhor para o cliente, e não para a empresa. Isso muda completamente o foco dos negócios, mas, no dia a dia da maioria absoluta das empresas, o normal é vermos decisões tomadas com base no que é melhor para o varejo e a indústria.

 

4 – Mentalidade de startup

Em um mundo em alta velocidade e em que é impossível conhecer todas as ameaças e oportunidades de negócios, não vence quem é maior. Vence, isso sim, quem consegue se adaptar mais rapidamente às mudanças. Uma das características da cultura digital é a mentalidade de startup. Como em uma empresa pequena, é preciso ter muitas ideias, testá-las rapidamente, adotar o que funciona e aprender com os erros.

O crescimento das startups voltadas ao varejo ajuda o setor a incorporar essa cultura. No Brasil, já foram mapeadas 193 startups com soluções para o varejo. Certamente, alguém nesse mercado está desenvolvendo soluções para problemas que você tem hoje e não consegue resolver. As empresas mais avançadas na adoção de uma cultura digital fazem parcerias com startups para desenvolver e testar soluções e inovações.

 

5 – Colaboração

O mercado é tão complexo que é simplesmente impossível fazer tudo sozinho. Imagine o exército de desenvolvedores que um varejista precisaria ter se quisesse criar internamente todas as soluções de que precisa. Não só isso seria inviável financeiramente, como também tiraria o foco da empresa em atender bem seus clientes.

Cada vez mais, o caminho é a colaboração. Busque parceiros de negócios que possam te ajudar a acelerar seu entendimento dos clientes e a ser mais relevante para eles. Muitas vezes, esses parceiros são concorrentes em outras áreas. Quando a empresa tem uma visão focada no cliente, porém, a colaboração com concorrentes é vantajosa.

 

6 – Velocidade

Feito é melhor que perfeito. O mundo caminha em alta velocidade e não é possível aperfeiçoar uma solução ou um produto até que fique 100% pronto. Em uma cultura digital, o melhor caminho é ter uma ideia e colocá-la rapidamente em prática. Caso ela não dê certo, pouco tempo e poucos recursos foram gastos. Caso a ideia funcione, aí sim faça as evoluções necessárias. Lembre-se: vence quem se adapta mais rapidamente às mudanças.

 

7 – O mundo em “beta”

Planos de negócios de longo prazo, estabelecidos como se o mundo inteiro estivesse imóvel, não funcionam mais. O novo paradigma é ter um alvo e perseguir esse alvo sem saber exatamente qual é o caminho. O caminho se constrói ao caminhar. Imagine que há dez anos o iPhone e o Facebook eram novatos e não existiam WhatsApp, Netflix, Uber e Waze. Hoje, um plano de negócios de longo prazo é atropelado pelas inovações.

O novo caminho é o chamado “mundo em beta”: nenhuma solução é definitiva. É um longo processo de tentativa e erro para chegar ao sucesso. Esse caminho depende de uma cultura que aceita o erro como parte do jogo. Por isso, estimula os colaboradores a errar logo, para aprender e chegar rapidamente às soluções certas.

 

8 – Alfabetização em dados

As decisões, cada vez mais, são tomadas com base em dados e não em opiniões. A “alfabetização em dados” é um dos pilares da cultura digital. Opiniões costumam se basear em conceitos e pré-condições que não são necessariamente válidos. Contra os dados, porém, não há argumentos. Por isso, as empresas precisam coletar dados sobre os clientes e transformar esses dados em insights. A partir desses insights, então, podem criar produtos, serviços e promoções que façam sentido para os clientes.

 

Note que todos esses fatores estão interligados. Uma empresa alfabetizada em dados está sempre “em beta”, pois entende que pode ser preciso mudar, e atua em alta velocidade para aproveitar rapidamente os insights gerados pelos dados. Para isso, propõe ideias como uma startup e busca parceiros para desenvolver essas ideias, onde for preciso. Sempre com foco no cliente, utilizando o mobile como o principal meio de contato com o cliente e buscando ter uma visão ampla de tudo o que está acontecendo no mercado.

 

Quer saber mais sobre como criar uma cultura digital na sua empresa?

 

A Évolus Educação Digital lançou o curso “Como implementar uma cultura digital no seu negócio”, em que Eduardo Terra, um dos maiores especialistas em varejo do Brasil, explica como desenvolver a cultura digital dentro de sua empresa. Para isso, toma como base oito pilares que devem ser implementados rapidamente. Com esses pilares, seu negócio estará pronto para prosperar durante esse processo de ruptura e inovação que só tende a acelerar.

Não perca esse curso! Confira o vídeo teaser e saiba todos os detalhes sobre as aulas!

 

 

Sobre autor Veja todos os artigos

Eduardo Terra

É considerado um dos maiores especialistas em varejo do Brasil. Mestre em Administração pela USP, pós-graduado em MBA pela FIA e graduado em Administração de Marketing pela ESPM; Especialista em European Retail – Manchester Business School e Retail Management – Youngstown State University. É Presidente da SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Sócio-Diretor da BTR – Educação e Consultoria, Sócio da Évolus Educação Digital e professor convidado para temas de Varejo em Cornell University. É autor de livro e artigos sobre varejo e mercado de consumo.